Visto EB-3: Saiba como tirar o visto EB-3 em 2021!

visto eb3
Compartilhe

Se você clicou para saber mais sobre o que é o visto EB-3, saiba que você está no artigo certo. Aqui, você irá saber o que é esse visto, como ele funciona e como é possível fazer a sua solicitação em 2021.

A solicitação para o visto EB-3, também conhecido como o green card para trabalho ou visto americano de trabalho, gerou muitas dúvidas por parte dos estrangeiros, principalmente por causa das mudanças de cenário no país americano ocasionadas pelo corte na fronteira com o México e pelo crescimento industrial da China, por exemplo.

Separamos neste artigo as principais informações para você estar por dentro de tudo que é referente a esse visto.

Como funciona o visto EB-3?

Como funciona o visto EB-3

O visto EB-3 é um visto totalmente referente a questões de trabalho. O “EB” que lemos nessa sigla significa employment based

Esse visto, ao contrário de outros vistos EB, como EB-5 e EB-2, é designado para profissionais de vários níveis, para os mais qualificados e também para aqueles pouco qualificados, além de permitir residência nos Estados Unidos.

Muitas vezes, ele é adquirido com mais facilidade por pessoas menos qualificadas profissionalmente, entretanto, o candidato deve cumprir uma série de requisitos e passar por um processo minucioso do Departamento de Trabalho Americano (DOL).

Além disso, a empresa empregadora também deve estar dentro dos requisitos do governo.

Para trabalhadores que possuem qualificação especializada, é exigido no mínimo dois anos de experiência ou de formação. Caso ele não se enquadre nesse requisito, ele será destinado para cargos de menor qualificação.

A vantagem do visto EB-3 é a possibilidade de levar a família para os Estados Unidos. O portador deste documento pode levar  cônjuge e os seus filhos menores de 21 anos e dependentes dos pais. Essa é uma das grandes vantagens que o visto proporciona ao brasileiro.

Visto EB-2

O visto EB-2 é direcionado para aqueles que são profissionais das áreas da arte, educação, ciências ou negócios. No entanto, para ter direito a esse visto, é necessário o diploma de pós-graduação ou a comprovação de uma habilidade excepcional ou ainda uma oferta de emprego e uma certificação aprovada pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

Para saber mais sobre como solicitar esse tipo de visto, clique aqui agora mesmo e leia o nosso artigo!

Visto EB-5

Já o EB-5 é destinado para aqueles que irão investir no país e estabelecer residência nele. No entanto, esse investimento deve ser feito em um negócio já existente e licenciado pelo governo americano.

Para saber mais sobre como solicitar o visto EB-5, clique aqui agora mesmo e leia o nosso artigo sobre o assunto!

Como tirar o visto EB-3?

Com relação aos vários tipos de Green Card existentes, o visto EB-3 pode ser considerado um dos mais fáceis de conseguir, ainda mais para brasileiros que geralmente entram em uma fila de espera e devem aguardar no máximo dois anos para conseguir o visto.

Basicamente são dois documentos necessários para conseguir o visto: Certificação de Trabalho Estrangeiro (ETA 9089) e o formulário I-140, lembrando que este último deve ser emitido pela empresa em que o funcionário irá trabalhar. Além disso, existem outras regras que devem ser cumpridas:

  • Oferta válida e não apenas temporária;
  • Preparação física para conseguir realizar o trabalho;
  • Nível de inglês suficiente para o cargo;
  • Não ter nenhum tipo de problema migratório;
  • Não possui ficha criminal.

Geralmente, a empresa só irá desistir da contratação deste funcionário caso ele apresente problemas com o visto. Por isso, é fundamental seguir todos os passos e buscar , se necessário, o auxílio de um advogado especializado.

Categorias do visto EB-3

Ao todo existem 3 subcategorias desse visto para realizar a sua candidatura:

  • Skilled workers, destinada para aqueles que possuem profissões raras ou habilidades especiais
  • Unskilled workers (também chamado de other workers), destinada para aqueles que possuem diferenciais em mão de obra e não possuem dois anos de experiência.
  • Professional, esta última destinada a aqueles que possuem bacharelado, até mesmo recém-formados podem se candidatar.

Como eu posso obter o visto?

Em primeiro lugar, a empresa deve apresentar uma justificativa plausível ao governo americano para que este aceite que é melhor a contratação de um estrangeiro do que a de um nativo. Uma das justificativas aceitas é a vaga não ser preenchida em uma prazo de até 90 dias por um americano.    

No processo de retirada do visto, a empresa empregadora recebe o nome de sponsor, ou seja, uma patrocinadora.

Após essa etapa, será necessário ainda uma entrevista no consulado americano para a comprovação dos outros requisitos.

É importante ressaltar que todos os documentos devem ser enviados com o serviço de tradução juramentada, que tem como finalidade garantir a validade de um documento estrangeiro.

A Fast Translation, empresa com tradutores juramentados com mais de 30 anos de mercado, está à sua disposição para realizar a tradução juramentada de todos os seus documentos. Com o melhor custo-benefício do mercado, a empresa ainda garante o cumprimento de prazos de acordo com a sua solicitação.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores através do nosso Whatsapp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *