Revalidação de Diploma: O que é revalidar o diploma? É difícil revalidar o diploma no Brasil?

Revalidação de Diploma
Compartilhe

Se você clicou para saber o que é revalidação de diploma, saiba que você está no lugar certo. Neste link, você vai saber o que é, o grau dificuldade do processo, como funciona, e qual o valor para a revalidação de diploma.

Para revalidar o seu diploma, é necessário passar pelo serviço de Tradução Juramentada. Em poucas palavras, este processo tem como finalidade fazer um documento nacional ter  validade no exterior, seja qual for o país. O mesmo vale para quando um documento estrangeiro precisa ter validade no Brasil.

Além disso, vemos que hoje muitos estudantes estão indo estudar fora do país, seja para aprender uma nova língua ou para ter em seu currículo uma experiência internacional.

Vemos isso nos números. A cada ano que passa, mais brasileiros se aventuram fora do país em um intercâmbio. De acordo com a Brazilian Education and Language Travel School (BELTA), só em 2018 mais de 365 mil brasileiros embarcaram para um intercâmbio. Os números do ano de 2019 ainda não foram divulgados, mas a previsão é de que tenham aumentado em mais 13%, totalizando em aproximadamente 415 mil estudantes.

Como exemplo, a Inglaterra se mostrou um dos destinos favoritos dos brasileiros. Famosa por suas universidades super conceituadas, o Departamento de Imigração do Reino Unido apontou para o Brasil como o segundo país com mais estudantes na Inglaterra, perdendo somente para os Estados Unidos.

No entanto, não basta estudar fora e voltar para o Brasil achando que está tudo certo. O diploma conquistado precisa passar por uma revalidação. Ao longo deste texto você irá saber mais sobre isso, além de saber como a Fast Translation poderá te ajudar com a revalidação de diploma.

O que é revalidar o diploma?

A Revalidação de Diploma é um processo criado pelo governo brasileiro para fazer a autenticação dos diplomas adquiridos em instituições estrangeiras, tanto a nível de graduação (curso superior, faculdade) quanto de pós-graduação (cursos de especialização). O processo é visto como uma oportunidade de internacionalização do ensino, no entanto, embarga em questões burocráticas que dificultam os procedimentos.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – estabelece que os diplomas de graduação emitidos por instituições estrangeiras precisam ser revalidados por uma  universidade pública brasileira. 

Para isso acontecer, o curso precisa ser necessariamente  de nível ou de área equivalente ao disponibilizado pela instituição brasileira. Ou seja, o curso frequentado no exterior, precisa ser parecido e estar de acordo com o que temos no Brasil.

Isso não é somente para os diplomas de graduação, diplomas de mestrado e de doutorado devem passar pelo mesmo processo de reconhecimento.

É difícil revalidar o diploma no Brasil?

Logo que a lei foi criada, o processo era muito complicado, pois, praticamente, era o próprio estudante que corria atrás de tudo.

Para facilitar o processo, o Ministério da Educação criou um portal específico sobre a revalidação, com informações detalhadas de cada processo do requerimento do diploma, algo que deixou todo o processo muito mais fácil.

A plataforma, além de facilitar o processo, permite que o recém-graduado dê entrada no processo pela internet. No entanto, isso só se torna possível por meio das Universidades e Instituições que aderiram a tal sistema. O portal garante consulta às universidades que estão com vagas e processos em abertos.

Outro serviço disponível  é a lista de documentos pedidos que, geralmente, é a mesma para todas as universidades. 

A revalidação do diploma também é conhecida como convalidação do diploma. Para saber mais sobre isso, clique aqui agora mesmo e leia o nosso artigo completo sobre o assunto.

Como funciona a revalidação de diploma?


Validar o diploma no Brasil pode ser um processo demorado e caro, mas é essencial para que aqueles com formação no exterior consigam exercer suas respectivas profissões no Brasil.

O primeiro passo é a validação do seu diploma emitido no país em que realizou  determinado curso. Para o governo saber que o documento é realmente verdadeiro, ele precisará ser autenticado pelo Apostilamento de Haia.

Para saber o que é o Apostilamento de Haia, clique aqui e leia o nosso artigo completo sobre o assunto.

O segundo passo será realizar a tradução juramentada do documento. Para saber mais o que é  tradução juramentada, clique aqui e leia um artigo bem explicativo sobre o assunto.

Com esses documentos em mãos, o aluno já adiantará grande parte do processo. Ele poderá entrar no portal do Ministério da Educação e escolher qual Universidade fará a revalidação do seu diploma.

A instituição poderá aplicar provas de conhecimento em duas situações: para contemplação da análise ou para refugiados que não estão com toda a documentação.

Observação importante

A Resolução sobre a revalidação de diplomas estabelece que os processos referentes aos cursos de graduação só poderão ser avaliados por universidades públicas. 

Os cursos de pós-graduação podem ser reconhecidos tanto por instituições públicas como privadas. Além do mais, os estrangeiros que residem no Brasil também podem entrar com o pedido revalidação de diploma e realizar os exames necessários para terem a sua formação, conquistada no exterior, reconhecida no país.

Quanto tempo leva para revalidar um diploma?

Ao dar entrada no processo, é comum perguntarem quanto tempo leva para revalidar um diploma. 

Podemos responder que a duração de finalização do processo é variável. Alguns casos podem ser bem mais demorados que outros.

As instituições têm como prazo determinado para uma tramitação regular até 180 dias para finalizar o processo. Para uma tramitação simplificada, o prazo máximo é de 60 dias.

É importante frisar que o Brasil não possui acordo com nenhum outro país, e que, portanto, o processo é igual para todos eles. 

Quanto custa revalidar um diploma?

Outra questão recorrente é quanto custa revalidar um diploma. Mais uma vez a resposta é variável.

Não existe um valor fixo para isso, pois as instituições cobram diferentes valores para as despesas administrativas do processo. É importante consultar isto antes de dar entrada no processo.

Para a Tradução Juramentada e o Apostilamento de Haia, preencha o formulário abaixo e solicite um orçamento.

Conclusão 

Neste artigo, foi possível ler e entender as etapas para realizar a validação do seu diploma no país e como a Fast Translation pode te ajudar com tudo isso.

Muitos brasileiros vão ao exterior para estudar e aumentar suas experiências, e assim conquistar um melhor emprego ou  aumentar os seus conhecimentos. 

Outro motivo para estudar fora do país é realizar o sonho de cursar uma faculdade em outro país, garantindo, consequentemente, mais prestígio e experiência ao currículo.

Quando o estudante retorna ao país, ele precisa que seu diploma passe por algumas burocracias para ter validade no Brasil. Isso vale para cursos de ensino médio, graduação, mestrados, etc.

Em uma das etapas, como foi informado, é necessária a solicitação da Tradução Juramentada e você pode fazer isso com a Fast Translation por duas vantagens:

A primeira e mais importante está relacionada ao preço: realizar a Tradução Juramentada terá um valor mais em conta com a Fast Translation porque ela possui o melhor custo-benefício do mercado, além da possibilidade de negociação de prazos.

Já a segunda vantagem está diretamente relacionada à sua comodidade. Já imaginou você pedir um serviço, entrar em contato com a empresa, enviar toda a documentação e acompanhar todo o processo sem sequer precisar sair de casa ou se levantar do sofá?

Esta é a vantagem da Fast Translation. Todos os seus documentos podem ser enviados de maneira online e simples. Basta apenas ter um celular em mãos ou usar o seu computador.

Após todo o serviço ser realizado, a Fast envia os documentos até a sua casa através de um motoboy. 

Você pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação:

Os seus documentos podem ser enviados para a Fast Translation pelo e-mail comercial@traducaojuramentada24h.com.br ou via WhatsApp no número: +55 (11) 94019-5877.

A digitalização pode ser feita tanto em uma multifuncional quanto em um aplicativo chamado Cam Scanner (disponível no Google Play, Apple Store e Windows Store) que permite fazer a digitalização pelo próprio celular.

Você também pode fazer sua solicitação pelo Facebook 

Clique aqui para acessar e curtir nossa página.

Através dela, podemos ajudar você com todas as traduções para quando for solicitar um serviço, além de ficar por dentro de tudo o que acontece dentro da empresa, como novidades e  publicações de novos conteúdos.

Sobre a Fast Translation

A Fast Translation é uma empresa de tradução juramentada localizada na região da Av. Paulista, em São Paulo. Com tradutores no mercado com mais de 30 anos de experiência, a empresa é considerada revolucionária porque vem inovando na forma de cotar, contratar, pagar e receber serviços de tradução.

Com mais de 200 avaliações 5 estrelas, a Fast Translation é a empresa de tradução juramentada mais bem avaliada do Google.

Seu horário de atendimento ocorre das 9h às 18h no escritório presencial e funciona também 24h no atendimento online.

Entre em contato agora mesmo para fazer um orçamento de forma gratuita e imediata.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *