Se você clicou para saber sobre o Green Card e todas as informações a seu respeito, saiba que você está no caminho certo. Nesta publicação, você saberá o que é o Green Card, qual o seu principal objetivo, quais são os tipos, o tempo e o valor de emissão.
Quando falamos de Green Card, estamos, obviamente, falando sobre mudança para uma das maiores potências do mundo: os Estados Unidos da América.
Ao todo, são mais de 1 milhão de brasileiros que vivem no país, o que mostra a preferência e simpatia pela nação americana por parte dos brasileiros.
Esse número possivelmente aumentará com o passar do tempo, já que a cada ano acontece um aumento entre 25% a 30% de pedidos de moradia, segundo pesquisa do Travel.State.Gov (Departamento de Estado Americano) em parceria com a consultora Elite International Realty. Menu de Navegação
O que é o Green Card?
De maneira simples, o Green Card pode ser definido como um cartão que garante ao estrangeiro viver nos Estados Unidos, permitindo o direito de residência e de trabalho no país, e também o dever de pagamento de impostos.
Ou seja, o Green Card nada mais é do que uma espécie de visto concedido pelo governo americano que garante ao estrangeiro o direito de viver em qualquer região do país e de alguns benefícios, como estudos mais acessíveis.
Enquanto outros vistos dão apenas o direito de permanência no país por período determinado, o Green Card autoriza a residência no país por tempo indeterminado. A única restrição é que o portador não pode se ausentar do país por mais de um ano.
Direitos de quem possui o Green Card
Segue abaixo uma lista com todos os direitos e deveres dos portadores do Green Card:
- Pagamento de impostos estaduais e federais aplicáveis;
- Homens de 18 a 25 devem se registrar junto ao Serviço de Seleção;
- Bom caráter moral e requisitos de presença física;
- Possibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar dos EUA;
- Totalmente protegido por leis locais, estaduais e federais do país americano;
- Acesso ao sistema educacional de classe mundial;
- Acesso a uma assistência médica de classe mundial;
- Viajar para fora dos EUA (desde que com autorização e documentação adequada, além de informar um prazo de retorno estipulado);
- Opção de obter a cidadania dos EUA;
Como funciona o Green Card?
Diferente da cidadania americana, que assegura ao estrangeiro os mesmos direitos de uma pessoa nascida nos Estados Unidos, o Green Card é um visto que propicia 100% de permanência e promove a liberdade para trabalhar, pagar impostos, estudar, conseguir valores de planos de saúde mais razoáveis, etc.
Ao todo, existem 4 tipos de Green Card, que são os seguintes: parentesco, investimento, trabalho e casamento.
Parentesco
Esta categoria de Green Card promove o direito ao estrangeiro de conquistar o Green Card por meio de parentesco, desde que o parente em questão seja norte-americano ou residente legal do país. O requerente do pedido deve ser o parente e não o beneficiário.
Investimento
O Green Card por investimento deve ser realizado por alguém que tenha interesse em investir em um negócio do país. O investimento deve acontecer em uma empresa licenciada pelo governo e que faça parte da captação da ação.
Ainda existe a possibilidade de obtenção de Green Card pela abertura de um novo negócio nos Estados Unidos, no entanto isto é um processo mais demorado e seus termos são mais burocráticos.
Trabalho
Pelo trabalho, o solicitante do Green Card deve possuir o visto HB-1, que é destinado àqueles profissionais que possuem formação acadêmica ou experiência de trabalho equivalente a um curso bacharelado. Além disso, ele deve ser fluente em inglês e possuir um empregador no país.
Outra maneira de obter o Green Card por meio de trabalho é ser portador do visto L1, concedido ao estrangeiro que é transferido por uma empresa multinacional com sede nos Estados Unidos.
Casamento
Existe também a possibilidade por via de casamento, sendo necessário o porte do visto K-1, que afirma que o solicitante tem a real intenção de imigrar para os Estados Unidos a fim de casar com um norte americano. Nesse caso, a cerimônia também deve acontecer nos Estados Unidos.
Como obter o Green Card?
Além de fazer parte de um dos requisitos expostos acima, é necessário cumprir uma série de etapas para garantir o Green Card. O primeiro é preencher um formulário do Serviço de Imigração (USCIS), de acordo com a sua categoria:
- Form I-l130 refere-se aos vínculos familiares;
- Form I-l140 destina-se aos empregadores;
- Form I-l526 aos empreendedores;
- Form I-l360 destina-se para os imigrantes;
- Programas humanitários se isentam do preenchimento dos formulários.
Em seguida, após ocorrer a aprovação na categoria anterior, é necessário realizar o pagamento de taxas e enviar toda documentação requerida.
Nesse momento, é necessária a solicitação do serviço de tradução juramentada, processo que tem como finalidade realizar a tradução de um documento nacional para que ele tenha validade em um país estrangeiro, ou vice-versa.
Outro serviço que a ser possivelmente solicitado é o Apostilamento de Haia, que também tem como finalidade permitir que um documento público nacional seja reconhecido em outro país.
Quanto tempo demora para obter o Green Card?
O tempo para obtenção do Green Card varia muito de estado para estado e não possui um prazo definitivo. Além disso, a categoria e o número de pedidos no período também podem influenciar.
Após o julgamento pelo USCIS, o processamento é feito pelo departamento de estado através do consulado ou da embaixada, o que pode levar até dez meses para ser realizado. É fundamental que o processo seja acompanhado por um advogado para que seja mais ágil.
Quanto custa para obter o Green Card?
Os valores podem ser altos devido aos trâmites necessários. Em média, todo o serviço pode chegar a custar 25 mil dólares, valor que ultrapassa 130 mil reais na cotação atual.
A Fast Translation pode auxiliar você com os serviços de tradução juramentada e de apostilamento de Haia. Para solicitar agora mesmo um orçamento, clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.