Cidadania Americana

    Se você clicou para saber mais sobre cidadania americana, você está no lugar certo. Nesta publicação, você terá as principais informações sobre como ela funciona, seus principais benefícios e como a Fast poderá te ajudar.

    O EUA é um dos países mais ricos do mundo e apresenta um dos melhores índices de qualidade de vida, sempre integrando as primeiras opções de bem-estar. A renda doméstica anual passa de 40 mil dólares, bem acima dos 30 mil dólares recomendados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

    Por conta do seu idioma oficial ser também o principal em âmbito internacional, os Estados Unidos da América recebem diversos estudantes de todo o planeta e possui mais de 4 mil instituições de ensino para recebê-los.

Cidadania Americana x Green Card

    Existe uma boa diferença entre a Cidadania Americana e o Green Card, mas é comum que o pensamento de que essas duas categorias são equivalentes.

    A cidadania americana tem como princípio garantir que um estrangeiro tenha todos os direitos de um cidadão americano, como, por exemplo, participação em eleições, recebimento de auxílio, entre outros inúmeros direitos.

    Quem possui a cidadania americana também pode transmiti-la aos seus herdeiros e não precisa notificar em nenhum momento ao governo que irá precisar sair do país.

    O Green Card apenas dá o direito de um estrangeiro morar nos Estados Unidos, podendo até mesmo trabalhar legalmente no país. Esse direito não pode ser transmitido ao herdeiro do portador do Green Card e ele sempre precisa avisar ao governo quando irá sair do país.

    Vale ressaltar que uma pessoa que tem o Green Card pode vir a ser um cidadão americano, desde que cumpra todos os requisitos necessários.

    A principal maneira de conquistar a cidadania americana é nascer de fato nos Estados Unidos ou em algum território que lhe pertença. Ter um bebê  recém-nascido americano, não garante aos pais o direito à cidadania americana, sendo o bebê nascido em solo americano o único a conquistar a cidadania.

    Quanto à questão da gestação, é comum que o visto de uma gestante estrangeira seja negado pelo fato das autoridades entenderem que sua única finalidade é ter o filho em solo americano, o que garantiria ao bebê melhores oportunidades. 

    A segunda maneira de conquistar a cidadania americana é pelo matrimônio com um cidadão (ã) americano (a), no entanto para realizar o pedido de cidadania americana por meio do casamento, a união deverá ter mais de 3 anos de duração  e o estrangeiro não poderá se ausentar por mais de 6 meses ao longo desse tempo do país. 

    O estrangeiro casado com um cidadão americano ainda pode conquistar a cidadania americana após a morte de seu parceiro, caso o cônjuge morresse servindo à pátria. Outras maneiras de obter a cidadania americana é  ser residente do país por mais de cinco anos ou ainda prestar serviço militar por um ano.

Como se mudar para os Estados Unidos?

    Para residir legalmente nos Estados Unidos, é necessário possuir o Green Card, cartão que recebe o nome oficial de US Permanent Resident Card (“Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos”). Para conquistá-lo, é necessário estar atender uma das quatro categorias abaixo:

  1. A primeira é por parentesco, quando você possui algum familiar norte-americano. (Tempo de demora: 2 a 8 anos).
  2. A segunda é por trabalho, quando você é contratado por uma empresa norte-americana. (Tempo de demora: 2 a 5 anos)
  3. A terceira é pelo visto EB-5, quando você pretende abrir um negócio no país que gere pelo menos dez empregos. (Tempo de demora: 2 a 3 anos).
  4. A última maneira é através do casamento, mas vale lembrar que é crime forjar casamentos para o devido fim.

Como receber a minha cidadania americana?

    Para receber a cidadania americana, após estar dentro de um dos requisitos acima listados, é necessário:

  • Preencher formulário N-400;
  • Comprovar conhecimento no idioma por meio de prova oral e escrita;
  • Pagar os Impostos;
  • Ter uma boa conduta sem antecedentes criminais;
  • Conhecimento da história dos EUA.

    Em caso de aprovação, os passos seguintes são:

  • Responder um questionário sobre o que você fez desde a primeira entrevista;
  • Entregar seu Green Card;
  • Jurar fidelidade aos Estados Unidos;
  • Receber sua Certidão de Naturalização.

Quanto tempo demora para a cidadania americana?

    O recebimento  da cidadania americana pode variar, uma vez que cada estado finaliza o processo em uma duração de tempo diferente. Em Las Vegas, por exemplo, todo o processo pode levar 31 meses, enquanto em Nova York a duração da obtenção da cidadania costuma ser de apenas 1 ano, no Texas dois anos e na Georgia mais de dois anos.

    A categoria de obtenção da cidadania americana também pode modificar a duração do processo que oficializa esse direito. Por casamento, costuma-se esperar por dois anos, pelo Visto EB-5 até três anos e por trabalho até cinco anos .

Valor para tirar a cidadania americana?

    Para obter a cidadania americana, o valor aproximado é de 1000 dólares, algo em torno de 5500 reais, excluindo gastos com documentação, tradução juramentada e apostilamento de Haia.

Tradução Juramentada

   A Tradução Juramentada é o processo de tradução de um documento estrangeiro com a finalidade de torná-lo validade no país correspondente. Ou seja, um documento inglês só terá validade no Brasil se ele for traduzido para o português, e vice-versa. 

   Os valores para a tradução juramentada são todos tabelados, porém sofrem alterações conforme o prazo, que são o comum, o de urgência e o de extrema urgência.

apostila de haia

Apostila de Haia

    A apostila de Haia possui a finalidade de permitir que um documento público nacional seja reconhecido em um país estrangeiro. 

    Em princípio, se reconhece que aqueles países que tenham firmado esse acordo internacional, conhecido como a Convenção de Haia, possam harmonizar, simplificar e desburocratizar os trâmites necessários para o reconhecimento de documentos entre os países signatários.

    Para solicitar agora mesmo um serviço de tradução juramentada ou de apostilamento, entre em contato  com a Fast Translation. Você pode enviar os seus documentos imediatamente pelo formulário abaixo.

    Se preferir, você pode enviar os seus documentos pelo nosso Whatsapp. A digitalização pode ser feita tanto em uma multifuncional quanto em um aplicativo chamado CamScanner (disponível no Google Play, Apple Store e Windows Store), que permite fazer a digitalização pelo próprio celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *