Como tirar green o card 2021?

Como tirar green o card 2021

Se você clicou para saber sobre o  Green Card e todas as informações a seu respeito, saiba que você está no caminho certo. Nesta publicação, você saberá o que é o Green Card, qual o seu principal objetivo, quais são os tipos, o tempo e o valor de emissão. 

Quando falamos de Green Card, estamos, obviamente, falando sobre mudança para uma das maiores potências do mundo: os Estados Unidos da América.

Ao todo, são mais de 1 milhão de brasileiros que vivem no país, o que mostra a preferência e simpatia pela nação americana por parte dos brasileiros.

Esse número possivelmente aumentará com o passar do tempo, já que a cada ano acontece um aumento entre 25% a 30% de pedidos de moradia, segundo pesquisa do Travel.State.Gov (Departamento de Estado Americano) em parceria com a consultora Elite International Realty.

O que é o Green Card?

De maneira simples, o Green Card pode ser definido como um cartão que garante ao estrangeiro viver nos Estados Unidos, permitindo o direito de residência e de trabalho no país, e também o dever de pagamento de impostos.

Ou seja, o Green Card nada mais é do que uma espécie de visto concedido pelo governo americano que garante ao estrangeiro o direito de viver em qualquer região do país e de alguns benefícios, como estudos mais acessíveis.

Enquanto outros vistos dão apenas o direito de permanência no país por período determinado, o Green Card autoriza a residência no país por tempo indeterminado. A única restrição é que o portador não pode se ausentar do país por mais de um ano.

Direitos de quem possui o Green Card

Segue abaixo uma lista com todos os direitos e deveres dos portadores do Green Card:

  • Pagamento de impostos estaduais e federais aplicáveis;
  • Homens de 18 a 25 devem se registrar junto ao Serviço de Seleção;
  • Bom caráter moral e requisitos de presença física;
  • Possibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar dos EUA;
  • Totalmente protegido por leis locais, estaduais e federais do país americano;
  • Acesso ao sistema educacional de classe mundial;
  • Acesso a uma assistência médica de classe mundial;
  • Viajar para fora dos EUA (desde que com autorização e documentação adequada, além de informar um prazo de retorno estipulado);
  • Opção de obter a cidadania dos EUA;

Como funciona o Green Card?

Diferente da cidadania americana, que assegura ao estrangeiro os mesmos direitos de uma pessoa nascida nos Estados Unidos, o Green Card é um visto que propicia 100% de permanência e promove a liberdade para trabalhar, pagar impostos, estudar, conseguir valores de planos de saúde mais razoáveis, etc.

Ao todo, existem 4 tipos de Green Card, que são os seguintes: parentesco, investimento, trabalho e casamento.

Parentesco

Esta categoria de Green Card promove o direito ao estrangeiro de conquistar o Green Card por meio de parentesco, desde que o parente em questão seja norte-americano ou residente legal do país. O requerente do pedido deve ser o parente e não o beneficiário.

Investimento

O Green Card por investimento deve ser realizado por alguém que tenha interesse em investir em um negócio do país. O investimento deve acontecer em uma empresa licenciada pelo governo e que faça parte da captação da ação.

Ainda existe a possibilidade de obtenção de Green Card  pela abertura de um novo negócio nos Estados Unidos, no entanto isto é um processo mais demorado e seus termos são mais burocráticos.

Trabalho

Pelo trabalho, o solicitante do Green Card deve possuir o visto HB-1, que é destinado àqueles profissionais que possuem formação acadêmica ou experiência de trabalho equivalente a um curso bacharelado. Além disso, ele deve ser fluente em inglês e possuir um empregador no país.

Outra maneira de obter o Green Card por meio de trabalho é ser portador do visto L1, concedido ao estrangeiro que é transferido por uma empresa multinacional com sede nos Estados Unidos.

Casamento

Existe também a possibilidade por via de casamento, sendo necessário o porte do visto K-1, que afirma que o solicitante tem a real intenção de imigrar para os Estados Unidos a fim de casar com um norte americano. Nesse caso, a cerimônia também deve acontecer nos Estados Unidos. 

Como obter o Green Card?

Além de fazer parte de um dos requisitos expostos acima, é necessário cumprir uma série de etapas para garantir o Green Card. O primeiro é preencher um formulário do Serviço de Imigração (USCIS), de acordo com a sua categoria:

  • Form I-l130 refere-se aos vínculos familiares; 
  • Form I-l140  destina-se aos empregadores;
  • Form I-l526 aos empreendedores;
  • Form I-l360 destina-se para os imigrantes;
  • Programas humanitários se isentam do preenchimento dos formulários.

Em seguida, após ocorrer a aprovação na categoria anterior, é necessário realizar o pagamento de taxas e enviar toda documentação requerida.

Nesse momento, é necessária a solicitação do serviço de tradução juramentada, processo que tem como finalidade realizar a tradução de um documento nacional para que ele tenha validade em um país estrangeiro, ou vice-versa.

Outro serviço que a ser possivelmente solicitado é o Apostilamento de Haia, que também tem como finalidade permitir que um documento público nacional seja reconhecido em outro país.

Quanto tempo demora para obter o Green Card?

O tempo para obtenção do Green Card varia muito de estado para estado e não possui um prazo definitivo. Além disso, a categoria e o número de pedidos no período também podem influenciar.

Após o julgamento pelo USCIS, o processamento é feito pelo departamento de estado através do consulado ou da embaixada, o que pode levar até dez meses para ser realizado. É fundamental que o processo seja acompanhado por um advogado para que seja mais ágil.

Quanto custa para obter o Green Card?

Os valores podem ser altos devido aos trâmites necessários. Em média, todo o serviço pode chegar a custar 25 mil dólares, valor que ultrapassa 130 mil reais na cotação atual. 

A Fast Translation pode auxiliar você com os serviços de tradução juramentada e de apostilamento de Haia. Para solicitar agora mesmo um orçamento, clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *