O Canadá é o destino dos sonhos de vários brasileiros, principalmente por suas paisagens com neve, o frio tão diferente da nossa terra tropical e as cidades vibrantes e cheia de vida. Mas, como toda viagem, exige certa organização para cumprir com todas as burocracias do processo.
Entre elas, a maior está na solicitação do visto canadense. Será que ele é obrigatório para todos os brasileiros? Quais são os tipos de visto canadense?
E, o mais importante: qual é o custo para tirar o visto canadense? Preparamos um post especial para explicar um pouco mais sobre isso. Continue lendo para saber mais!
O visto canadense é obrigatório?
Para qualquer pessoa brasileira que queira viajar para o Canadá, seja para turismo, estudo ou trabalho, é necessário e obrigatório tirar o visto canadense.
Você precisa estar ciente de que, sem ele, você não conseguirá entrar no país. A diferença é que existem alguns tipos de visto para entrar no Canadá, e falaremos mais sobre os vistos de turismo, para quem quer viajar e conhecer o país por um curto período de tempo.
Visto canadense: eTA e visto de turismo
Vamos falar sobre os principais tipos de visto canadense, o eTA (Electronic Travel Authorization) e o visto tradicional de turismo.
O eTA, tecnicamente, não é um visto oficial, mas sim uma autorização de entrada temporária e eletrônica. Ele é uma versão mais econômica para quem deseja passear pelo Canadá e serve apenas para entrada por via aérea. Ele garante a permanência por até seis meses no país.
Porém, existe uma exigência para quem for tirar o eTA: é necessário já possuir um visto americano válido, já ter tidoum visto canadense nos últimos 10 anos ou possuir passaporte de determinados países.
Para solicitar o eTA, você precisa acessar o site oficial do governo canadense. No entanto, é necessário ter atenção na hora de preencher o formulário, porque uma informação errada pode causar a negação da sua autorização.
A solicitação do eTA pode ser feita da seguinte maneira:
- Preencha o formulário de pedido de eTA Canadense com os seus dados pessoais. Depois, selecione o tempo de processamento para o seu documento;
- Revise todos os dados para evitar qualquer problema com o seu pedido. É preciso que todas as informações correspondam aos documentos que você irá anexar. Quando tiver a certeza de que tudo está correto, siga adiante com o pagamento da taxa de visto com um cartão de crédito ou débito;
- Faça o upload de todos os documentos necessários e envie o seu formulário de pedido da certificação. Depois disso, é só esperar o documento chegar na sua caixa de entrada.
Outra opção para turismo no Canadá é tirar o seu visto tradicional de turismo. Ele também permite que o estrangeiro fique no Canadá por até seis meses e permite que a entrada no local seja feita via marítima, aérea ou terrestre.
Você pode solicitar seu visto de turismo on-line ou pelo Central de Solicitação de Vistos, pessoalmente.
Existem alguns documentos necessários para tirar seu visto canadense, que são os seguintes:
- Passaporte original com pelo menos 6 meses de validade e uma página em branco para o carimbo;
- Cópia dos seus passaportes e vistos anteriores, dos últimos 10 anos, com carimbos de entrada e saída;
- Vistos de trabalho e estudo que indicam quanto tempo passou fora do seu país;
- Informações da viagem: bilhetes de avião, reservas de hotel e ingressos de atrações e eventos;
- Informações bancárias: você precisa informar seu banco e conta bancária, prova de meios financeiros através de extratos bancários dos últimos 6 meses;
- Menores de idade: carta dos pais ou guardiões legais autorizando a viagem ao Canadá. Outros documentos que comprovem adoção ou guarda judicial também podem ser solicitados;
- 2 fotos recentes no tamanho 35mm X 45mm.
Qual o preço para tirar o visto?
Agora que você já conhece um pouco sobre esses dois tipos de visto, vamos falar sobre os preços.
O eTA é a maneira mais econômica de viajar para o Canadá. Ele custa apenas C$7.00, o que daria mais ou menos R$26.00, e seu pagamento pode ser feito via cartão de débito ou crédito ao fazer sua solicitação no site. Mas preste atenção: esse valor não é reembolsável, então presta atenção ao fazer sua aplicação.
Já o visto de turismo tradicional possui uma taxa de C$216.00, o que equivale a R$785.00. É necessário, atualmente, fazer a biometria e o custo adicional é de C$85.00 por pessoa ou C$170.00 para família de 2 pessoas ou mais.
É necessário fazer a tradução juramentada para ir ao Canadá?
Quando pensamos em viajar para o exterior, também surge a dúvida se devemos traduzir nossos documentos. Em alguns casos, como quando você viaja para estudar, trabalhar ou até morar no estrangeiro, muitos documentos precisam obrigatoriamente ser traduzidos. No caso do turismo, não é obrigatório traduzir seus documentos, mas muito recomendado.
A tradução juramentada é uma forma de ter seus documentos traduzidos em outra língua de forma que essa tradução continue oficial.
Com ela, você pode apresentar seus documentos em inglês no Canadá e as autoridades conseguirão entender o que está escrito. É por isso que esse tipo de tradução é importante, mesmo que seja para utilizar nos seus documentos pessoais, como sua carteira de identidade e carteira de habilitação.
Se você pretende ir para o Canadá ou para outro país e precisa fazer a tradução juramentada de seus documentos, é necessário entrar em contato com um tradutor juramentado ou uma empresa de tradução.
A Fast Translation é uma agência de tradução focada em tradução juramentada para visto com os melhores preços nos melhores prazos sem perder a qualidade.
Contamos com tradutores juramentados experientes e uma equipe pronta para atender suas necessidades. Conte conosco para fazer suas traduções! Entre em contato para fazer seu orçamento sem compromisso on-line pelo nosso site.