Viajar para outro país requer cuidados com muitos detalhes, como a emissão de uma série de documentos, as devidas traduções desses, entre outras ações necessárias para se viver, trabalhar ou estudar no país em questão.
E para evitar problemas com documentações, burocracias, prazos e valores em dinheiro é sempre indicado que tudo seja feito com uma boa antecedência e grande profissionalismo.
Todos os países têm suas respectivas leis e regras e aqui vamos falar sobre as dos Estados Unidos da América. Como realizar o processo? Quais os documentos necessários para conseguir o visto americano? Quanto tempo demora? É necessário solicitar Tradução Juramentada?
Como tirar o visto americano em 2023?
É de conhecimento geral que o governo dos Estados Unidos da América é bastante rígido com a entrada de estrangeiros em seu país. Portanto, o primeiro passo para a solicitação de um visto americano é ter um passaporte válido.
Para isso, basta fazer a solicitação no site da Polícia Federal. É um processo bem simples e rápido. Somente com o passaporte em mãos é possível iniciar o processo para a emissão do visto americano.
Após obter o passaporte, a próxima etapa é pagar uma taxa ao consulado e preencher o formulário chamado de DS-160.
Essa taxa é cobrada a todos os solicitantes e deve ser paga antecipadamente. Existem diversas categorias de vistos e, por mais que os processos sejam similares, cada uma possui um valor, variando entre 160 e 240 dólares.
O DS-160, formulário que sinaliza o porquê do desejo de obtenção de um visto americano, pode parecer simples, mas deve ser preenchido com bastante atenção, já que é uma etapa essencial do processo.
Ele costuma ser preenchido em duas horas, é em inglês e deve ser respondido em inglês, sem erros ou rasuras. Obviamente, não é recomendado mentir, omitir ou exagerar.
Após o preenchimento correto do formulário DS-160 e do pagamento da taxa de solicitação, chegou a hora de agendar a entrevista.
A entrevista é um dos procedimentos necessários para a emissão do visto americano e é uma das etapas mais importantes do processo.
Na entrevista são entregues os documentos listados abaixo e suas respectivas Traduções Juramentadas, que explicaremos detalhadamente na sequência. Se o órgão responsável pela entrevista notar que o interesse do solicitante não é aquele mencionado ou se acharem que ele não possui vínculos com o Brasil, há grandes chances do visto ser negado.
Em todo o território brasileiro, existem cinco locais onde pode ser feita a entrevista para obter o visto americano: a Embaixada Estadunidense, localizada em Brasília e os quatro consulados dos Estados Unidos da América, localizados em Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Tendo em mãos o passaporte, o formulário DS-160 e o recibo de pagamento da taxa, é só agendar a entrevista em qualquer um dos órgãos responsáveis mencionados. A entrevista pode ser agendada via internet ou por telefone.
Após a entrevista na Embaixada ou no Consulado, também deve ser agendada uma ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos) para que ocorra a coleta de dados biométricos, fotos e impressões digitais.
Feita a entrevista e a entrega dos documentos, basta esperar a aprovação do visto. No Brasil, o tempo de espera pelo visto americano varia conforme o consulado. Na prática, o interessado terá de esperar por volta de um ano para saber se seu pedido será aprovado ou não.
Quais os documentos necessários para tirar visto americano 2023?
Antes de separar os documentos, é necessário entender qual tipo de visto será solicitado. Existem duas categoriasde vistos: Visto de Não-Imigrante e Visto de Imigrante.
O visto de Não-Imigrante é para os casos de viagens curtas, como turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio, ou seja, são para as pessoas que não tem intenção de residir em solo norte-americano.
Já o visto de Imigrante é indicado para as pessoas que pretendem imigrar de forma definitiva para os Estados Unidos da América, e dentro dessa categoria existem 5 tipos de visto: imigrante com base em laços familiares, noivo(a) de cidadão americano, imigrante com base de emprego, imigrante de diversidade (loteria de vistos) e imigração de viúvos, investidores e exilados.
A lista de documentos vai variar de acordo com o tipo de visto solicitado. Mas geralmente, para a solicitação do visto americano são necessários 2 tipos de documentos: os que comprovam renda, para confirmar que o indivíduo possui renda suficiente para viver nos Estados Unidos da América, e os que comprovam vínculo com o Brasil.
Os principais documentos são:
– Passaporte atual válido (deve ser válido para 06 meses além do período de estadia);
– Extratos bancários dos três últimos meses (conta corrente, poupança, investimentos, fundos etc.);
– Declaração de Imposto de Renda com Recibo de Entrega Original (último ano-exercício).
Se possuir algum dos seguintes documentos, também são necessários:
– Escritura de imóvel ou de terreno em seu nome;
– Atestado de matrícula, caso esteja cursando faculdade;
– Carteira de trabalho em caso de trabalho registrado;
– Contrato social e CNPJ, caso possua empresa em seu nome;
– Documento do veículo, caso possua um em seu nome;
– Certidão de casamento, caso seja casado;
– Certidão de nascimento ou RG dos filhos, caso possua.
Para casos específicos, existem alguns detalhes importantes. Caso o indivíduo esteja empregado, é necessário apresentar:
– 3 últimos contracheques;
– Carteira de Trabalho ou Carteira Funcional.
Caso o indivíduo seja empregador:
– 3 últimos pró-labores;
– Contrato Social e última alteração;
– Cópia do CNPJ;
– Imposto de Renda (Pessoa Jurídica);
– Extratos da Empresa.
Caso o indivíduo seja profissional liberal ou autônomo:
– Declaração da empresa em papel timbrado informando qual o tipo de serviço, incluindo dados da função, período e valor recebido mensalmente;
– Carteira Funcional (CRM, OAB, CRC, CREA etc.);
– Contrato de prestação de serviço, caso possua.
Caso o indivíduo seja aposentado:
– Último comprovante de recebimento do INSS;
– Imposto de Renda.
Quanto tempo demora para sair o visto americano?
Por falar em tempo e em demora, é sempre recomendado que tudo seja realizado com bastante antecedência para evitar eventuais problemas durante o processo.
Todas as etapas têm seu próprio período de realização. O agendamento, por exemplo, já chegou a demorar até 100 dias, porém depois de uma reformulação nos últimos anos, segundo a embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, agora pode ser realizado em apenas dois dias.
Como a etapa ficou mais curta e mais rápida, é possível agendar a entrevista de última hora, porém, como foi dito, o recomendado é que não só a entrevista, como também todo o processo seja realizado com antecedência, para que não ocorram problemas na obtenção do visto.
A Embaixada norte-americana no Brasil recomenda que o pedido seja feito com, no mínimo, dois meses de antecedência. Tudo que você precisa para isso é ter o formulário DS-160 preenchido, comprovante de pagamento da taxa, os documentos necessários que já foram listrados anteriormente e as respectivas traduções juramentadas.
A Tradução Juramentada é necessáriapara tirar o visto americano?
Todos os documentos, certidões e contratos necessários para a emissão do visto americano precisam passar pelo processo de Tradução Juramentada. Mas o que é Tradução Juramentada? A Tradução Juramentada é uma representação do documento em um determinado idioma.
Não é uma simples tradução, ela existe para representar o seu documento em uma outra língua, em algumas vezes até sem a presença do documento original. Para utilizar um documento brasileiro em território norte-americano, este documento precisa seguir as normas, regras e especificações da lei americana, além do idioma em si.
Quando um brasileiro viaja para outro país ou quando um estrangeiro viaja para o Brasil é preciso traduzir todos os documentos usados no país de origem,considerando as leis, regras e especificações do país em questão. O serviço que mais auxilia o turista (e quem está indo para outro país para estudar, trabalhar ou morar), é a Tradução Juramentada.
A Tradução Juramentada é uma das práticas de tradução mais importantes que existem pois auxilia na diplomacia internacional, sendo a responsável por prezar pela garantia de que o que consta em um documento estará presente em sua tradução, sem qualquer tipo de alteração.
O tradutor juramentado, profissional responsável pela Tradução Juramentada, deve dominar o idioma em questão e o documento traduzido deve conter todas as siglas, abreviações, regionalismos, gramática, ortografia e outras especificações.
Tudo isso é imprescindível para uma Tradução Juramentada eficiente. A eficiência é mais do que necessária, pois como foi dito acima os documentos traduzidos devem conter exatamente as mesmas informações e precisam estar da maneira e no mesmo lugar em que estão presentes em seu documento original.
Somente um tradutor juramentado, profissional concursado e nomeado por uma Junta Comercial, está habilitado a fazer uma Tradução Juramentada.
A FAST Translation realiza todos os tipos de Tradução Juramentada que existem, sejam documentos pessoais (RG, CPF, Certidões, CNH etc.), contratos diversos, documentos escolares, jurídicos e científicos, receitas médicas, extrato bancário, cidadania (americana, canadense, alemã, espanhola e diversos países), apostilamento (selo fixado pelo cartório no documento a ser legalizado) e muito mais.
Realizamos traduções nos principais idiomas: inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, japonês etc., além de português caso o indivíduo estrangeiro deseje traduzir seu documento para a nossa língua.
Tudo isso com o melhor preço do mercado! Conheça nossos serviços:
Telefone: (11) 4108- 5344
WhatsApp: (11) 94019-5877
E-mail: [email protected]