O que um brasileiro precisa para entrar nos Estados Unidos?

O que um brasileiro precisa para entrar nos Estados Unidos
Compartilhe

Os Estados Unidos são o país que com certeza mais atrai os brasileiros, principalmente pelo fato de ser a grande potência mundial atualmente.

Viajar para os Estados Unidos está entre os planos e sonhos de diversos brasileiros e muitos deles têm dúvidas de como viajar para o país e quais são os procedimentos necessários.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre as exigências para a viagem e estadia nos Estados Unidos, se o visto americano é obrigatório e em quais situações, além de dicas para ir para os Estados Unidos preparado!

Quais são as exigências para a entrada nos Estados Unidos?

Atualmente, para viajar aos Estados Unidos, brasileiros precisam de um passaporte válido durante a estadia e um visto americano, além de ser obrigatório apresentar o comprovante de vacinação contra COVID-19.

Desde junho de 2022, o governo americano retirou a obrigação de mostrar um teste negativo recente para entrar no país.

De acordo com a Embaixada Americana no Brasil, o visto americano é necessário para viagens temporárias aos Estados Unidos que incluem turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio.

Neste caso, você deverá solicitar um visto de não imigrante. Os vistos para imigrantes servem apenas para brasileiros que desejam morar nos Estados Unidos.

Todos os brasileiros precisam de visto para a entrada nos Estados Unidos, a não ser turistas com dupla cidadania. A seguir, trataremos dos procedimentos necessários para tirar o visto americano de não imigrante.

Documentos para tirar o visto americano

Para solicitar seu visto, primeiro é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte brasileiro válido;
  • Passaportes anteriores contendo o último visto dos Estados Unidos (caso você já tenha visitado o país);
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa;
  • Formulário DS-160 impresso com código de barras;
  • Recibo original de pagamento da taxa de solicitação do visto;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Extratos bancários;
  • Últimos contracheques.

No caso de visto para estudos, além desses documentos, também deve ser apresentado o formulário I-20 ou DS-2019, fornecidos pela instituição de ensino, devidamente preenchidos e assinados.

Como tirar o visto americano?

Para tirar o visto americano, primeiro você precisará preencher o Formulário DS-160 pelo site do Consulado dos Estados Unidos corretamente e em inglês.

Depois, será necessário pagar a taxa do visto, que hoje custa US$ 160. Preste atenção no prazo de validade do Formulário DS-160, pois ele tem validade de 12 meses após o pagamento da taxa.

Esse valor é o mesmo para viajantes que vão ao país a negócios, turismo, estudos acadêmicos, para tratamento médico, para trânsito pelos Estados Unidos e para visitantes de intercâmbio. A exceção é para o visto americano de trabalho que, por sua vez, tem o valor mais elevado de US$ 190.

Após o pagamento da taxa, é preciso esperar 48 horas (ou 2 dias úteis) para fazer o agendamento da entrevista no Consulado americano. Esse agendamento pode ser realizado pela internet, pelo site do governo americanoou por telefone.

Antes da entrevista, é preciso comparecer ao CASV. Para ingressar no local é preciso levar o comprovante de agendamento, passaporte válido e o documento que atesta que o formulário DS-160 foi preenchido. Durante essa etapa, o solicitante do visto terá seus dados biométricos coletados, sendo preciso retirar impressões digitais dos dez dedos das mãos e fazer uma foto do seu rosto.

Por fim, chega a fase da entrevista. Ela é feita no consulado americano da cidade escolhida. No dia, é preciso levar seu passaporte, comprovante de agendamento e formulário DS-160 com o código de barras. O oficial pode solicitar documentos que comprovam seu vínculo com o Brasil para confirmar que existem razões que farão com que você volte para o país.

Durante a entrevista, será necessário justificar a sua ida aos Estados Unidos. É recomendável levar comprovantes que atestem a capacidade de custear sua viagem para o país. Para os vistos de estudante, formulários preenchidos pela instituição de ensino americana e cartas de admissão serão obrigatórios.

No caso de vistos de negócios, estudos ou trabalho, as entrevistas podem ser feitas em inglês. Já para turismo, isso dificilmente ocorre. Em todos os casos, o mais relevante é demonstrar que você tem recursos para se manter durante a estadia no país.

Entre dicas que podem ser importantes, não esqueça de chegar com antecedência, manter-se calmo e ser sempre sincero. No consulado não são permitidos aparelhos eletrônicos ou bolsas, e são feitas revistas rigorosas. Lembre-se de ter consigo somente a carteira e uma pasta com os documentos que podem ser solicitados.

Ao agendar a entrevista, é possível escolher a maneira que você deseja receber o seu documento. A entrega pode ser feita via transportadora ou pessoalmente em um CASV de sua escolha, mas será preciso fazer um agendamento para a retirada.

Outros pontos importantes

O visto não é a única exigência para entrar nos Estados Unidos. Não esqueça de ter seu passaporte com validade durante o período em que ficará fora e de ter se vacinado contra COVID-19.

A depender do motivo pelo qual você está indo, não esqueça de checar quais documentos adicionais você poderá precisar levar.

Nesse caso, você deverá fazer uma tradução juramentada de todos eles caso seja necessário apresentar às autoridades. Para serviços de tradução juramentada, conte com a Fast Translation! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *