Como imigrar para a Alemanha 2022?

imigrar para a Alemanha 2022
Compartilhe

Seja para visitar, morar, estudar ou trabalhar, estar em um país diferente do seu é sempre um desafio. Qualquer que seja o destino, são culturas diferentes, hábitos novos, mudança no estilo de vida e novas experiências a serem vividas.

E para que a sua experiência seja a melhor possível, é importante tomar alguns cuidados antes de embarcar. Aqui falaremos sobre a imigração na Alemanha: como imigrar, solicitar Cidadania Alemã e quais os tipos de visto de trabalho e de permanência.

Como imigrar para a Alemanha em 2022?

Qualquer que seja a finalidade, permanecer na Alemanha será muito mais fácil se você possuir a Cidadania Alemã. A Cidadania Alemã auxilia na obtenção de um emprego, na matrícula em escolas e universidades, na conquista de moradia e em diversas outras situações do cotidiano.

Por fazer parte da União Europeia, a Alemanha permite que seus cidadãos tenham o direito a livre circulação entre os países que fazem parte do acordo, ou seja, a pessoa que possuir Cidadania Alemã tem os mesmos direitos dos cidadãos alemães, podendo então trabalhar, morar e estudar na Alemanha ou em qualquer outro país do continente europeu.

Assim como acontece em outros países da Europa, é possível conseguir a Cidadania Alemã pela ascendência ou ancestralidade, por adoção ou por naturalização, pelo tempo de residência no país ou por casamento com cidadão alemão. Cada especificação tem seus detalhes — os quais falaremos nos próximos tópicos.

  • Cidadania Alemã por ascendência ou ancestralidade

A Alemanha segue o princípio de jus sanguinis — “direito de sangue”, em latim—, que determina a possibilidade de transmissão da cidadania de genitor para filho, portanto qualquer um que tenha pai ou mãe alemães tem direito a obter a Cidadania Alemã.

Por conta das discriminações de gênero que existiam na Lei de Nacionalidade Alemã, algumas pessoas não puderam obter a Cidadania Alemã por nascimento ou perderam o direito. Mas após atualização da Lei Fundamental, realizada em 21 de agosto de 2021, as pessoas nascidas após 23 de maio de 1949 podem solicitar o seu direito e dar entrada no processo de Cidadania por declaração.

Mas atenção, quando o assunto é Cidadania Alemã por ascendência ou ancestralidade, cada caso é um caso. Para ter certeza se você tem direito a Cidadania Alemã, preencha o formulário disponibilizado pelos representantes da Alemanha no Brasil no site https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/direitoacidadania/2222956

  • Cidadania Alemã por adoção

O indivíduo adotado por cidadãos alemães também tem direito à Cidadania Alemã até concluir 18 anos de idade. O processo pode ser aberto a partir da data de efetivação da adoção.

  • Cidadania Alemã por tempo de residência

A Alemanha permite que tenha direito à Cidadania Alemã àqueles que residem no país a pelo menos oito anos. Porém apenas os oito anos de residência não é o suficiente, é preciso atender alguns requisitos:

  • Possuir o direito de estadia permanente na Alemanha, chamado de Niederlassungserlaubnis;
  • Provar ter condições de sustentar a si e a sua família sem ajuda do Estado;
  • Conhecer minimamente o idioma alemão;
  • Ter sido aprovado no teste para Cidadania Alemã, chamado de Einbürgerungstest;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Reconhecer e respeitar a Constituição Alemã, chamada de Deutsche Grundgesetz, e a ordem livre e democrática da República Federal da Alemanha, chamada de Freiheitlichedemokratische Grundordnung;
  • Aceitar renunciar a nacionalidade anterior (regra que não é válida para brasileiros, pois os brasileiros não podem renunciar sua nacionalidade).

Inclusive, o período mínimo de oito anos pode ser reduzido para sete anos caso o indivíduo tenha concluído o curso de integração com êxito, e para seis anos caso tenha realizado trabalho voluntário e tenha o domínio do idioma alemão.

  • Cidadania Alemã por casamento com cidadãos alemães

Seja casamento ou união homoafetiva, os indivíduos que possuem esses vínculos com cidadãos alemães podem entrar com processo para obter a Cidadania Alemã após três anos de união oficial.

Quais documentos são necessários para solicitar Cidadania Alemã?

Os documentos necessários para dar entrada no processo de Cidadania Alemã podem variar de situação para situação, por exemplo, a cidadania por casamento pode solicitar documentos que a cidadania por adoção não solicita.

Você vai precisar apresentar os documentos que comprovam a ancestralidade, a ascendência, a data de nascimento, o local de nascimento e o que mais precisar ser provado.

Mesmo com uma variação de documentos entre qual o tipo de processo de Cidadania, geralmente os documentos solicitados são:

  • Passaporte atual;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Visto atual do país;
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • Carta explicativa sobre a motivação para solicitar a cidadania alemã;
  • Comprovante de residência fixa no país;
  • Curriculum Vitae;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Documentos do pai ou da mãe (certidão de nascimento ou RG);
  • Biografia com dados pessoais, cidades onde morou e estudou, o que levou a ir para Alemanha e como foi o processo;
  • Foto 3×4 atual;
  • Certificado do idioma alemão, de nível mínimo B1;
  • Certificado do teste para Cidadania Alemã, o Einbürgerungstest;
  • Formulário preenchido e assinado pelo empregado (caso haja empregador).

Todos os documentos, certidões e contratos necessários para a emissão da Cidadania Alemã precisam passar pelo processo de Tradução Juramentada.

A Tradução Juramentada em alemão é uma representação do documento em um determinado idioma. Não é uma simples tradução, ela existe para representar o documento em uma outra língua, algumas vezes até sem a presença do próprio documento original.

Para utilizar um documento brasileiro em terras germânicas (além dos necessários para conseguir a Cidadania Alemã) é importante que o documento esteja de acordo com as normas, regras e especificações da lei alemã, além do idioma em si.

A FAST Translation realiza todos os tipos de Tradução Juramentada para auxiliar no processo de obtenção da Cidadania Alemã, seja documentos pessoais (como RG, CPF, CNH etc.), certidões de nascimento, de casamento ou de óbito, documentos escolares, jurídicos e científicos, e muito mais. Realizamos traduções nos principais idiomas: inglês, italiano, francês, espanhol, japonês e, com certeza, alemão.

Tudo isso com o melhor preço do mercado e sem sair de casa! Esse atendimento é online e simples: você envia, online, para a FAST Translation uma digitalização do documento em questão, a FAST Translation faz o serviço necessário, sempre com a melhor qualidade do mercado e você recebe a Tradução Juramentada na sua casa da maneira que preferir: online, por meio de digitalizações ou por entrega física.
Obs.: Só precisaremos da entrega dos originais físicos se houver a necessidade de algum serviço com esses originais, como carimbo de vínculo ou serviço cartorial. Porém, se esse for o caso, um serviço de entrega e retirada pode ser cotado a parte.
Quer saber os detalhes do seu caso, fazer uma cotação e solicitar o serviço? Entre em contato com a FAST Translation:

Telefone: (11) 4108-5344
WhatsApp: (11) 4950-8344
E-mail: comercial@traducaojuramentada24h.com.br

Agora, caso você não tenha Cidadania Alemã e não se enquadre em nenhuma das categorias para solicitar o direito, você vai precisar de um Visto para Alemanha se quiser imigrar de forma legal para o país.
Sim, o visto é obrigatório para a permanência em terras germânicas.
Assim como outros países da União Europeia, a Alemanha tem vários tipos de visto e para que você tenha sucesso na conquista do seu, é importante ficar atento aos tipos e requisitos de cada um.

Como conseguir um visto de trabalho na Alemanha?

O visto de trabalho é um “documento” comum não só na União Europeia, mas em todo o mundo. Ele permite que o indivíduo consiga um emprego com mais facilidade e trabalhe de forma legal dentro do país.
Uma dica importante para conseguir o visto de trabalho é garantir o emprego antes mesmo de sair do Brasil (ou do país em questão).

Nesses casos, a empresa que fará a contratação emite um documento afirmando que você vai trabalhar com eles e, como resultado, o processo para obtenção do visto é mais rápido e facilitado.

Existem diversos tipos de vistos de trabalho, um para cada situação profissional, e o processo para ter acesso a eles é bem parecido. Atualmente na Alemanha, existem o visto para especialistas com formação acadêmica ou técnica, visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional, visto para freelancers ou profissionais independentes e visto de trabalho para demais atividades profissionais.

Além dos vistos citados acima, os querem trabalhar na Alemanha, mas ainda não têm um emprego garantido, o Visto de Procura de Vaga de Emprego. Esse visto os recém-chegados com isso o governo alemão consegue

Como conseguir um visto de permanência na Alemanha?

Além do processo de Cidadania Alemã e dos vistos de trabalho formal, existem outras formas de garantir que a sua estadia em terra germânicas seja mais fácil e dentro da lei.

Para aqueles que querem estudar na Alemanha, existe o Visto de estudante. As opções vão desde o intercâmbio até doutorado e pesquisa científica. E depois de formado, o estudante recebe o visto de procura de trabalho válido por 18 meses.

Além disso, também existem o visto para trabalho voluntário, visto para au pair, entre outros.
O processo para a Cidadania Alemã e para o visto de trabalho é realizado no Consulado Alemão da sua cidade/estado, e a FAST Translation pode te auxiliar e facilitar esse processo. Entre em contato com a FAST Translation para fazer um orçamento ou para tirar suas dúvidas, temos os melhores profissionais do mercado sempre prontos para te atender

A FAST Translation realiza todos os tipos de Tradução Juramentada para auxiliar no processo de obtenção da Cidadania Alemã e do visto de trabalho, tudo isso com o melhor preço do mercado e sem sair de casa! Esse atendimento é online e simples: você envia, online, para a FAST Translation uma digitalização do documento em questão, a FAST Translation faz o serviço necessário, sempre com a melhor qualidade do mercado, e você recebe a Tradução Juramentada na sua casa da maneira que preferir: online, por meio de digitalizações ou por entrega física.


Obs.: Só precisaremos da entrega dos originais físicos se houver a necessidade de algum serviço com esses originais, como carimbo de vínculo ou serviço cartorial. Porém, se esse for o caso, um serviço de entrega e retirada pode ser cotado a parte.
Quer saber os detalhes do seu caso, fazer uma cotação e solicitar o serviço? Entre em contato com a FAST Translation:

Telefone: (11) 4108-5344
WhatsApp: (11) 4950-8344
E-mail: comercial@traducaojuramentada24h.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *