Estudar na Itália pode envolver diversos custos, mas pode ser mais barato do que se imagina. Entre taxas das universidades, a emissão de vistos e a possibilidade de estudar sem pagar nada, hoje falaremos sobre os custos para estudar na Itália. Vamos lá?
Quanto custa estudar em uma universidade na Itália?
Na Itália, a moeda utilizada é o euro, portanto, falaremos de valores de acordo com o valor em euro.
A Itália tem 61 universidades públicas, 30 universidades particulares e 11 entes públicos de pesquisa. Algumas delas são a Universidade de Bolonha e a Universidade de Pádua, reconhecidas pela qualidade de ensino. Também há universidades privadas italianas muito conceituadas em várias áreas de estudo, como Bocconi e a Universidade Luiss.
No sistema de ensino italiano diferentemente dos valores mensais que normalmente são aqui no Brasil, são estabelecidas taxas anuais de matrícula nos cursos de ensino superior. Essas taxas podem ser chamadas de “tasse”, “contributi” ou “contribuzione” e, diferente do Brasil, as universidades públicas também cobram taxas, apesar de serem menores do que as instituições privadas.
Para estudar na Itália, é importante ter em mente que não existem preços fixos, pois os valores determinados pelas instituições são baseadosno máximo que um estudante poderá pagar. Os alunos pagam a universidade pública de acordo com a sua renda familiar e, por isso, existem várias faixas de preço.
Muitas universidades do país também dão descontos relacionados ao desempenho dos estudantes. Em algumas, existe também diferença entre o valor do primeiro ano de estudo e os consecutivos. Por isso, no geral, os preços de estudar em uma universidade são bastante variáveis.
Em universidades públicas, você poderá pagar de 400 a 4 mil euros por ano. No doutorado, no entanto, é necessário pagar apenas uma taxa simbólica que fica bem abaixo desse preço. Nas universidades privadas, no entanto, a taxa anual pode chegar a até 20 mil euros.
Custo com visto italiano e documentação
Se você for brasileiro, será obrigatório ter um visto de estudos italiano para estudar na Itália. A taxa para tirar o visto de estudos pode variar, mas fica em torno de 50 euros no Consulado Italiano.
Além do visto italiano para estudantes, você precisará preparar toda a documentação necessária para se matricular em uma universidade e tirar o visto. Esses processos poderão encadear em outros custos, como os da tradução juramentada dos documentos para o italiano, o apostilamento de Haia dos documentos e a Declaração de Valor in Loco.
Você pode conferir o preço da tradução juramentada pela Fast Translation, que faz traduções com os melhores valores, no nosso site. O apostilamento de Haia, por sua vez, é feito em um Tabelião de Notas.
Atente-se, pois todos os documentos solicitados, tanto quanto para o visto quanto para a inscrição da universidade, precisarão estar traduzidos e apostilados.
É possível estudar na Itália de graça?
Estudar na Itália de graça é possível, mas exige planejamento e conhecimento das oportunidades. Existem várias maneiras pelas quais estudantes estrangeiros podem financiar seus estudos no país, incluindo bolsas de estudo, programas de intercâmbio e isenções de taxas.
Sim, muitas instituições italianas oferecem bolsas integrais para brasileiros! O primeiro tipo de bolsa de estudos é assegurado para todos os estudantes italianos e internacionais com base na Lei do Direito à Educação (Diritto Allo Studio, em italiano, DSU). Essa legislação é aplicada em todo o território italiano, garantindo que todas as regiões sigam as mesmas diretrizes relacionadas ao direito à educação.
Os recursos destinados a esse tipo de bolsa são gerenciados pelas Agências Regionais de Direito ao Estudo Universitário e são utilizados para oferecer bolsas de estudo, alojamento, isenção de taxas e acesso aos restaurantes universitários (as mense) para os estudantes.
A bolsa pode ser um pouco diferente de acordo com a região na qual você planeja estudar. Porém, normalmente o valor médio das bolsas de estudo que entram nessa categoria gira em torno de 400-500€ mensais.
Outro tipo de bolsa são as bolsas por mérito, que são fornecidas pelas próprias universidades italianas. Os critérios costumam se basear no desempenho acadêmico, carta de motivação e currículo do candidato.
As principais universidades que oferecem bolsas são a Universidade de Pádua, a Universidade do Molise e universidades particulares como a Universidade Bocconi e a Universidade Cattolica.
A Scuola Normale Superiore di Pisa (SNS) oferece bolsas integrais para alunos que recebem automaticamente uma bolsa de estudo que inclui acomodação gratuita, alimentação gratuita nos refeitórios universitários e isenção total das taxas anuais.
Agora que você já sabe quais são os custos principais para estudar na Itália, isso deve te ajudar a escolher a opção que melhor cabe no seu bolso!
Se você tiver alguma dúvida sobre as informações mencionadas acima ou quiser entender melhor como a tradução juramentada pode facilitar seu processo, entre em contato conosco. Você pode contatar a Fast Translation por e-mail, telefone ou através do botão de WhatsApp. Estamos aqui para te ajudar!