Quando vamos viajar para um novo país ou localidade, algumas necessidades surgem, como é o caso do translado para o turismo e locomoção diária.
Nesse caso, é possível se deslocar por meio do transporte público, táxis ou por aluguel de veículos.
Na última opção, fica a dúvida se é necessário algum documento específico para provar que você pode dirigir. Quando se trata de um novo país, as coisas podem ficar complicadas.
No caso da Itália, é necessário, sim, comprovar sua habilidade de direção, assim como a grande maioria dos países.
Mas como fazer essa comprovação para as autoridades do país? Entre as opções, está a solicitação da PID, a Permissão Internacional para Dirigir.
Mas o que é ela? Ela é obrigatória na Itália? Existem outros meios de dirigir no país? Neste artigo, responderemos a todas essas dúvidas!
O que é a Permissão Internacional para Dirigir e como solicitá-la?
Para começar, vamos explicar o que é a PID e para que ela é utilizada. A PID é uma tradução da Carteira de Habilitação brasileira, a nossa conhecida CNH.
Ela é emitida pelo Detran e pode ser solicitada virtualmente por esse órgão estadual. Sabemos que ela é válida nos mais de 100 países que assinaram a Convenção de Viena, como é o caso da Itália.
Você pode fazer a solicitação da PID entrando em contato com o Detran. Para isso, é necessário preencher alguns formulários e apresentar alguns documentos, listados abaixo:
- Documento de identificação com registro de nacionalidade, cópia e original;
- Comprovante de pagamento da taxa de serviço, cópia e original, que varia de 70 a 600 reais, a depender do estado;
- Cópia e original de um passaporte válido hão, no mínimo, seis meses, se o país de destino tiver o passaporte como pré-requisito de apresentação.
A emissão da PID pode demorar até 10 dias, e é válida por três anos a partir de sua emissão.
Ela pode ser traduzida para sete idiomas diferentes: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, russo e português. Você pode solicitá-la antes de embarcar para sua viagem na Itália!
A PID é obrigatória na Itália? Existem outros meios de dirigir no país?
A PID não é obrigatória na Itália, apesar de ser obrigatório comprovar sua habilidade de direção. Existem outras maneiras de comprovar isso! Vamos falar um pouco sobre elas.
A maneira mais simples de comprovar sua aptidão para dirigir é utilizando sua carteira de motorista brasileira. É isso mesmo! Ela é válida na Itália por até um ano.
Mas tome cuidado: para que as autoridades consigam ler sua CNH, é necessária a tradução juramentada desse documento.
A tradução juramentada é o jeito mais simples de garantir validade a uma tradução de documentação. Com ela, você pode utilizar seus documentos em outros países.
Outro meio de comprovar para as autoridades italianas que você pode dirigir é transferir sua carteira de habilitação para a italiana, a Patente di Guilda. Infelizmente, esse método só pode ser utilizado por quem já reside na Itália.
Para transferir sua habilitação, você deverá apresentar documentos para o órgão de trânsito italiano. Você não precisará prestar exames ou fazer testes nos primeiros quatro anos de moradia na Itália.
Depois desse tempo, será necessário estudar as leis italianas e realizar os exames para tirar sua carteira de motorista. Isso acontece porque o consulado brasileiro não renova a CNH transferida.
Também é possível tirar diretamente a carteira de motorista italiana. Esse é um método muito parecido com o brasileiro, onde você estuda as leis italianas de trânsito e participa de provas teóricas e práticas para comprovar que atende aos requisitos para dirigir.
Diferente do Brasil, na Itália você não precisa participar de aulas teóricas, o que pode fazer com que o processo fique mais barato no final. Se preferir participar das aulas, o custo pode ser maior. Mas é sempre possível estudar por conta para se preparar.
As aulas práticas são um pouco mais complexas: é necessário participar de pelo menos seis delas para poder fazer seus exames.
Depois do exame teórico, você receberá um documento válido por seis meses para fazer o exame prático, e se passar em todos, receberá a sua carteira de habilitação italiana. Esse processo pode ser bastante custoso, passando dos 700 euros, principalmente por causa das aulas teóricas.
Vale a pena optar pela PID?
Se você vai viajar para a Itália, solicitar sua PID é uma ótima opção! Com ela, você pode dirigir pela Itália e comprovar sua habilidade de direção.
Além de ter um processo menos complicado, ela é válida por até três anos, bem mais que a carteira de habilitação brasileira. Caso você não pretenda morar na Itália, é a opção mais recomendada e pode sair bem mais barata do que tirar uma nova carteira em um outro país.
Como a PID não é traduzida para o italiano, é recomendável fazer a tradução juramentada dela. Com ela, você pode andar sem se preocupar com a validade do seu documento.
As autoridades terão mais facilidade em ler e entender em italiano, e isso pode evitar problemas futuros. Se você precisar de uma tradução juramentada para realizar seu sonho de viajar para outro país, faça um orçamento com a Fast Translation!
Oferecemos os melhores serviços de tradução juramentada com qualidade e velocidade. Entre em contato conosco!